quarta-feira, 24 de junho de 2009

Se Todos Fossem Iguais a Você

Vai tua vida,
Teu caminho é de paz e amor
Vai tua vida é uma linda canção de amor
Abre os teus braços
E canta a última esperança
A esperança divina de amar em paz

Se todos fossem iguais a você
Que maravilha viver
Uma canção pelo ar,
Uma mulher a cantar
Uma cidade a cantar,
A sorrir, a cantar, a pedir
A beleza de amar
Como o sol,
Como a flor,
Como a luz
Amar sem mentir,
Nem sofrer

Existiria verdade,
Verdade que ninguém vê
Se todos fossem no mundo iguais a você

Tom e Vinícius.


Em 1956, Orfeu da Conceição estréia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com o cenário criado pelo mais famoso arquiteto brasileiro "Oscar Niemeyer" e de elenco predominantemente negro. Sua estréia selara um acontecimento histórico: a primeira vez que um negro pisava no palco do Teatro Municipal. Porém, esse não é o fato mais peculiar que Orfeu da Conceição trazia. A peça precisava de alguem para musica-la, foi ai que contrataram um jovem pianista de 29 anos, arranjador da gravadora continental e autor de alguns sambas que ja haviam causado alguma repercursão na época.
E eis que surge então, a partir da Peça Teatral Orfeu da Conceição, o mais belo encontro que a música brasileira já viu. E alguns devem estar se perguntando, "mas como assim?", "peça teatral, encontro músical?". E vos respondo sim, e é bastante fácil entender. O autor da peça era o ilustre "poetinha" ou para os menos íntimos Vinícius de Moraes. E o pianista contratado pra musicar a peça, era nada mais nada menos que "Antonio Carlos Jobim".
Iniciava-se então a maior parceria que a música popular brasileira já conhecera, parceria que viajou o mundo, internacionalizando a nossa música, e tornando "Garota de Ipanema" a música brasileira mais regravado no mundo todo, foram mais de 170 gravações em várias línguas e em todos os cantos do mundo.



E sem duvidas outros questinamentos devem estar latejando dentro da cabeça de alguns leitores como, "E porque a música tema do Post é, Se todos Fossem Iguais a Você?". Simplesmente porque foi o primeiro resultado musical desse maravilhoso encontro. E havia lugar mais oportuno para a criação de uma música de tamanha grandeza do que o famoso sobrado da Rua Nascimento Silva, 107? Pois bem, foi exatamente la que ela criou vida e se tornou uma das músicas da trilha sonora de Orfeu da Conceição. Que tempos depois ganhou os LP´s sendo uma das faixas do Primeiro disco de Tom e Vinicius que também se chamava Orfeu da Conceição, pois trazia as músicas da Peça.

E não existe maneira mais ímpar para de terminar de tecer essas singelas linhas que retratam apenas o primeiro capitulo desse que foi o mais grandioso encontro da Música Brasileira, do que dizendo, "Tom, Vinicius. Ah, se todos fossem no mundo iguais a Vocês"!

Por Egon.

Nenhum comentário: